Pastoral da Pessoa Idosa
PASTORAL DA PESSOA IDOSA
Em 2004, durante a Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, ocorrida em Itaici/SP, foi aprovada a proposta da criação da Pastoral da Pessoa Idosa. Nessa ocasião, foram indicados Dom Aloysio Leal Penna para acompanhar e a Dra. Zilda Arns para organizar e coordenar esta Pastoral em todo o Brasil. Hoje a atual Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa é a Irmã Terezinha Tortelli e o Bispo responsável é o Dom José Antonio Peruzzo.
Na Diocese de Umuarama, foi fundada em 2007 a pedido de Dom Vicente Costa, sob a coordenação Diocesana de Elza A. C. Gama. Em 2008 foi implantada na Catedral sendo a primeira coordenadora paroquial a Sra. Dionísia Xavier (in memorian).
Hoje está sob a Coordenação Diocesana a Sra. Maria de Lurdes F. Ruiz e a Coordenadora Paroquial da Catedral é a Sra. Ana Keiko. Além da Catedral está implantada em mais 19 paróquias da Diocese de Umuarama.
A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos num processo educativo de formação continuada das pessoas idosas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.
As ações básicas da Pastoral da Pessoa Idosa é a visita domiciliar mensal às pessoas com 60 anos ou mais e a Reunião Mensal para avaliação e reflexão. Essas duas atividades são realizadas pelos Líderes Comunitários da Pastoral da Pessoa Idosa que são capacitados e preparados para essa missão, priorizando as mais fragilizadas.