13 SET 2019 PUBLICAÇÃO

Sínodo da Amazônia: “Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”


O próximo Sínodo dos Bispos, este sobre a Amazônia, terá lugar em Roma de 6 a 27 de outubro de 2019, tendo como tema “Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. Examinará questões importantes para “cada pessoa que habita neste planeta”, como escreveu o Papa Francisco na introdução à sua Carta Encíclica Laudato si’ (LS).
O Papa Francisco observa os excessos da exploração industrial, a mesquinhez do pensamento tecnocrático, a avareza financeira e consumista e a indiferença social; estes elementos conduzem a uma tremenda desigualdade e a uma marginalização cruel, que sucedem em paralelo com um rápido aquecimento global e a pilhagem da natureza. Em resposta, ele apela a uma nova atitude para com a natureza e o ambiente social. O objetivo do pensamento e da ação da ecologia integral – a nova síntese – seria um cuidado pela nossa casa comum nos seus aspetos materiais (naturais) e sociais necessários. O Instrumentum Laboris do Sínodo caracteriza a ecologia integral como um “paradigma relacional” que proporciona a “articulação fundamental dos vínculos que tornam possível um verdadeiro desenvolvimento humano” (IL 48).
Esta nova síntese é um grito de alerta dirigido ao mundo inteiro, a toda a humanidade. Mas sugere também uma nova orientação sociopastoral e uma nova dinâmica para a Igreja, que deve compreender os desafios enfrentados pelos indivíduos, famílias e grupos no âmbito destas várias dimensões: não podemos proporcionar aconselhamento espiritual e cuidado pastoral se as pessoas forem consideradas em separado (ou seja, de forma não integrada) do modo como vivem e agem, tendo em conta as condições naturais, econômicas  e sociais com que se deparam.
A Laudato si’ foi publicada em junho de 2015. Nos anos que se seguiram, foram desencadeadas numerosas iniciativas em favor da ecologia integral, muitas inspiradas pela Igreja. Entretanto, de acordo com todos os indicadores, a crise piorou significativamente. O Sínodo sobre a Amazônia é uma tentativa consciente da Igreja de implementar a Laudato si’ neste ambiente humano e natural fundamental.
O Sínodo diz respeito a todas as partes envolvidas: quem se encontra agora na Amazônia; quem está próximo; quem pretende dirigir-se para lá; e o resto do mundo. E, no âmbito dessa perspectiva global, a Igreja está a procurar proporcionar uma liderança que escuta, respeita e quer aprender: “A cultura da Amazônia, que integra os seres humanos com a natureza, se constitui como referente para construir um novo paradigma da ecologia integral” (IL 56).

Nota de Esclarecimento da REPAM
A Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil esclarece que a música “Pan-Amazônia ancestral” não é um hino oficial do Sínodo para Amazônia. A canção, composta e produzida pelo artista Antônio Cardoso, é uma obra de cunho pessoal e fruto de sua própria experiência.
Em nenhum momento foi realizada uma composição específica ou aprovada qualquer letra e música pela Secretaria Geral do Sínodo como hino oficial do evento que será realizado em outubro no Vaticano.


Publicação: Maycon Beraldo - Secretário Paroquial de Comunicação. 

Fonte: VaticanNews

Música: Pan-Amazônia ancestral
Autor: Antônio Cardoso
Gravadora e editora: Paulinas COMEP

Compartilhe esta publicação

Fatal error: Uncaught exception 'PDOException' with message 'SQLSTATE[HY000]: General error: 1191 Can't find FULLTEXT index matching the column list' in /home/storage/3/85/79/catedraldeumuarama/public_html/template/sidebar/posts/RelationedPost.php:52 Stack trace: #0 /home/storage/3/85/79/catedraldeumuarama/public_html/template/sidebar/posts/RelationedPost.php(52): PDOStatement->execute() #1 /home/storage/3/85/79/catedraldeumuarama/public_html/template/sidebar/Sidebar.php(36): RelationedPost->build() #2 /home/storage/3/85/79/catedraldeumuarama/public_html/template/Template.php(121): Sidebar->render() #3 /home/storage/3/85/79/catedraldeumuarama/public_html/paginas/noticias/read.php(81): Template->buildSidebar() #4 /home/storage/3/85/79/catedraldeumuarama/public_html/paginas/noticias/index.php(3): require('/home/storage/3...') #5 /home/storage/3/85/79/catedraldeumuarama/public_html/index.php(12): require('/home/storage/3...') #6 {main} thrown in /home/storage/3/85/79/catedraldeumuarama/public_html/template/sidebar/posts/RelationedPost.php on line 52